Ayurveda: entendendo os doshas
- Lyka Ribeiro

- 6 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2022
O Ayurveda, que pode ser traduzido como ciência da vida, é um sistema holístico de cura indiano que considera que o homem faz parte da natureza e está conectado a ela. De acordo com ele, a força de vida universal se manifesta em cinco elementos (éter, ar, fogo, água, e terra) que, no homem, se expressam de forma condensada, em três doshas.
Cada pessoa nasce com uma combinação única dos três doshas, conhecida como prakriti. Para o ayurveda, saúde é manter os três doshas com os níveis mais próximos do momento da concepção já que ao longo dos anos há um desequilíbrio ocasionado natural pelo estilo de vida e que colabora para o aparecimento de doenças e desafios emocionais.
Todos nós temos os três doshas mas apresentamos normalmente um ou dois em uma composição maior.

Doshas e sua relação com os cinco elementos
Kapha é a combinação de água e terra e é o princípio da lubrificação e estrutura. Kapha em excesso pode trazer aquela vontade de controlar tudo e letargia.
Vata é a combinação de éter e ar e é o princípio do movimento. Sabe aquela pessoa agitada, aérea e de fala rápida? Provavemente ela tem/está com bastante vata em sua composição.
Pitta é a combinação de fogo e água e é o princípio da digestão e transformação. Pitta em desequilíbrio pode levar a agressividade e explosão. Tudo a ver com fogo, né?
Eu acho lindo que o ayurveda nos ensina a observar e aceitar a nossa natureza ao invés de nos colocar em um padrão imposto pela sociedade. Afinal somos seres únicos. Um vata em equilíbrio é super criativo, um pitta um excelente líder e um kapha uma pessoa tranquila e amorosa.
Você já sabe reconhecer seus doshas? Existem questionários que podem te ajudar nesse processo e te dar um panorama dos seus pontos de atenção e desequilíbrios no momento presente. E eles vão te ajudar a refletir sobre como anda a sua saúde e suas emoções. Vou deixar uma versão que costumo usar com meus alunos para download abaixo.
Lembre-se sempre de consultar um médico, nutricionista e/ou terapeuta ayurvédica antes de qualquer mudança na sua alimentação ou rotina.
E continue acompanhando que vamos falar mais sobre cada um dos doshas por aqui, não esquece de assinar a newsletter para ser notificada das novidades do site :)



Comentários